PORTFÓLIO

Sombreamento parcial de módulos FV – Contraste de temperatura e perda de eficiência


Durante o comissionamento a quente desta usina, nossa equipe detectou um comportamento anômalo durante o traçado da curva I-V das strings 118 (roxo). O padrão da curva indica sombreamento parcial, entretanto, por se tratar de um dia de céu limpo, a indagação foi imediata. Nos perguntamos o que poderia ser, e, bastando olhar para trás, visualizamos uma cabine sanitária que estava logo em frente a respectiva string, causando sombreamento parcial nos módulos. 

Durante a inspeção termográfica através do drone, foi possível detectar exatamente o comportamento dos módulos afetados pelo sombreamento da cabine. Segundo a apuração da curva I-V, a strings apresentou uma eficiência de 35% abaixo da melhor strings conectada neste inversor. 

A cabine estava lá provisoriamente, visto que ainda faltavam alguns detalhes para a entrega completa da obra por parte do EPCista, entretanto, trata-se de um caso pertinente que pode se expandido para pitch (distanciamento entre filas de módulos) mal dimensionado, sombreamento por infraestruturas como cabine de transformação, sala de O&M, postes de CFTV, etc.

Os pontos quentes causam um diferente grau de dilatação nas células afetadas, podendo gerar fraturas por estresse térmico e mecânico, acelerando o processo de degradação dos módulos.