PORTFÓLIO

Termografia em barramentos

O comissionamento a quente de usinas fotovoltaicas exige alguns pré-requisitos a serem cumpridos, de forma que os dados coletados tenham o mínimo de interferências externas o possível. Por este motivo, a data de execução deve apresentar céu limpo, os módulos devem estar limpos, e a injeção de potência na rede esteja minimamente em 60% da sua capacidade total.

Estes pré-requisitos permitem que os elementos da usina operem de uma forma mais homogênea, por este motivo, espera-se que os comportamentos térmico e elétrico sejam semelhantes. Por esta razão, é possível realizar comparações imediatas. 

Neste case, apresentamos a divergência térmica entre a interligação dos disjuntores com os barramentos. Nota-se que os barramentos da esquerda estão mais quentes do que a imagem da direita. O motivo responsável por este gradiente de temperatura é devido o mau aperto das conexões. 


A termografia em barramentos de baixa tensão é essencial para identificar hotspots e potenciais riscos de princípios de incêndio. Nossa equipe é especializada em realizar ensaios térmicos, entre em contato conosco para maiores informações e solicitações de orçamento.